3D printing technology aims students understanding maths and recycling procedure

Designação da atividade3D printing technology aims students understanding maths and recycling procedure
EscolaEscola Básica nº 2 de Marrazes
TipologiaProjeto
Data de início16-09-2020
Data de término15-06-2021
DepartamentosMatemática e Ciências Experimentais
Grupos de Recrutamento/DisciplinasCidadania e Desenvolvimento
Matemática
Tecnologias da Informação e Comunicação
DinamizadoresProfessores de Matemática, TIC, Cidadania e Desenvolvimento
Público-Alvo5º E / 5º G / 7º C / 8º C / Professores
Breve DescriçãoO projeto 3D-ReMath é financiado pelo Programa Erasmus+, no âmbito de um consórcio de instituições educacionais de três países europeus: Portugal, Grécia e Itália.
Tem como objetivo ajudar os alunos a entender melhor a matemática, aumentar a sua consciência ambiental e aumentar o seu interesse pela cultura, através do uso de tecnologias e aplicações inovadoras.
A criação de objetos 3D pretende tornar a matemática mais atrativa para os alunos, levando-os a melhor compreender conceitos abstratos através da criação e impressão 3D. A utilização de materiais plásticos reciclados, na produção do filamento para as impressoras 3D, pretende sensibilizar os alunos para a importância da sustentabilidade gerada pela reutilização de materiais após transformação.
Pretende-se ainda criar uma sinergia entre modelos educacionais potencialmente diferentes, demonstrando que conceitos, como colaboração e inovação, podem coexistir para servir um propósito comum.
O projeto prevê a realização de atividades e produtos intelectuais, como:
- Mapa sobre dificuldades a matemática no Ensino Básico;
- Currículo sobre impressão 3D;
- Currículo sobre métodos inovadores de ensino de matemática usando a tecnologia;
- Currículo sobre reciclagem;
- Uma estrutura para recolher plásticos para converter em filamentos para impressoras 3D;
- Site do projeto;
- Conferência Internacional.
O projeto prevê também a realização de reuniões transnacionais entre parceiros nos respetivos países participantes.

Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Reduzir a percentagem de retenção
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos