3D printing technology aims students understanding maths and recycling procedure
Designação da atividade | 3D printing technology aims students understanding maths and recycling procedure |
---|---|
Escola | Escola Básica nº 2 de Marrazes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 16-09-2020 |
Data de término | 15-06-2021 |
Departamentos | Matemática e Ciências Experimentais |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Cidadania e Desenvolvimento Matemática Tecnologias da Informação e Comunicação |
Dinamizadores | Professores de Matemática, TIC, Cidadania e Desenvolvimento |
Público-Alvo | 5º E / 5º G / 7º C / 8º C / Professores |
Breve Descrição | O projeto 3D-ReMath é financiado pelo Programa Erasmus+, no âmbito de um consórcio de instituições educacionais de três países europeus: Portugal, Grécia e Itália. Tem como objetivo ajudar os alunos a entender melhor a matemática, aumentar a sua consciência ambiental e aumentar o seu interesse pela cultura, através do uso de tecnologias e aplicações inovadoras. A criação de objetos 3D pretende tornar a matemática mais atrativa para os alunos, levando-os a melhor compreender conceitos abstratos através da criação e impressão 3D. A utilização de materiais plásticos reciclados, na produção do filamento para as impressoras 3D, pretende sensibilizar os alunos para a importância da sustentabilidade gerada pela reutilização de materiais após transformação. Pretende-se ainda criar uma sinergia entre modelos educacionais potencialmente diferentes, demonstrando que conceitos, como colaboração e inovação, podem coexistir para servir um propósito comum. O projeto prevê a realização de atividades e produtos intelectuais, como: - Mapa sobre dificuldades a matemática no Ensino Básico; - Currículo sobre impressão 3D; - Currículo sobre métodos inovadores de ensino de matemática usando a tecnologia; - Currículo sobre reciclagem; - Uma estrutura para recolher plásticos para converter em filamentos para impressoras 3D; - Site do projeto; - Conferência Internacional. O projeto prevê também a realização de reuniões transnacionais entre parceiros nos respetivos países participantes. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Reduzir a percentagem de retenção EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos |