A Arte na Escola, a Escola na Natureza
Designação da atividade | A Arte na Escola, a Escola na Natureza |
---|---|
Escola | Escola Básica nº 2 de Marrazes Escola do 1º Ciclo de Amor Escola do 1º Ciclo de Barreiros Escola do 1º Ciclo de Casal Novo Escola do 1º Ciclo de Chãs Escola do 1º Ciclo de Coucinheira Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais Escola do 1º Ciclo de Marinheiros Escola do 1º Ciclo de Marrazes Escola do 1º Ciclo de Quinta do Alçada Escola do 1º Ciclo de Regueira de Pontes Escola do 1º Ciclo de Sismaria da Gândara |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 16-09-2020 |
Data de término | 15-06-2021 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1.º ciclo do Ensino Básico |
Dinamizadores | Lina Maria Estrela Lourenço |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Professores |
Breve Descrição | Com este projeto pretende-se levar o calor de aprender através da arte, da beleza da natureza, do movimento do seu corpo, do potenciar a imaginação, do desenvolvimento da vontade. O mesmo vai ao encontro de alguns princípios definidos no documento “O Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade Obrigatória” homologado pelo Despacho nº 6478/2017, 25 de julho, nomeadamente: sensibilidade estética e artística, consciência e domínio do corpo, linguagens e textos, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, bem-estar saúde e ambiente. As atividades, sempre que possível, decorrerão fora das sala de aula ou seja no espaço do recreio ou em contexto de mata ou campo. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Diversificar as opções formativas do Agrupamento EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos |