A Arte na Escola, a Escola na Natureza

Designação da atividadeA Arte na Escola, a Escola na Natureza
EscolaEscola Básica nº 2 de Marrazes
Escola do 1º Ciclo de Amor
Escola do 1º Ciclo de Barreiros
Escola do 1º Ciclo de Casal Novo
Escola do 1º Ciclo de Chãs
Escola do 1º Ciclo de Coucinheira
Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais
Escola do 1º Ciclo de Marinheiros
Escola do 1º Ciclo de Marrazes
Escola do 1º Ciclo de Quinta do Alçada
Escola do 1º Ciclo de Regueira de Pontes
Escola do 1º Ciclo de Sismaria da Gândara
TipologiaProjeto
Data de início16-09-2020
Data de término15-06-2021
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1.º ciclo do Ensino Básico
DinamizadoresLina Maria Estrela Lourenço
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano / Professores
Breve DescriçãoCom este projeto pretende-se levar o calor de aprender através da arte, da beleza da natureza, do movimento do seu corpo, do potenciar a imaginação, do desenvolvimento da vontade. O mesmo vai ao encontro de alguns princípios definidos no documento “O Perfil dos Alunos à Saída da escolaridade Obrigatória” homologado pelo Despacho nº 6478/2017, 25 de julho, nomeadamente: sensibilidade estética e artística, consciência e domínio do corpo, linguagens e textos, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, bem-estar saúde e ambiente.
As atividades, sempre que possível, decorrerão fora das sala de aula ou seja no espaço do recreio ou em contexto de mata ou campo.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Diversificar as opções formativas do Agrupamento
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos