3D Printing: A Cultural accelerator for Education”
Designação da atividade | 3D Printing: A Cultural accelerator for Education” |
---|---|
Escola | Escola do 1º Ciclo de Coucinheira Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2021 |
Data de término | 30-06-2022 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1.º ciclo do Ensino Básico |
Dinamizadores | Professores das escolas envolvidas |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | O projeto é coordenado pela Universidade do Egeu e financiado pelo programa europeu Erasmus +, através da Greek State Scholarship Foundation. O objetivo deste projeto é promover nos alunos competências facilitadoras no processo de transição para o e-learning e para a educação digital. O projeto prevê a realização de ações que visam aumentar a consciencialização sobre a importância do património cultural europeu através da educação, da aprendizagem ao longo da vida e da tecnologia de impressão 3D. A impressão 3D é uma tecnologia inovadora que promove nos alunos o fortalecimento das suas habilidades e criatividade, enquanto aumenta a sua capacidade de pensar, projetar e produzir. Através da impressão 3D, os alunos poderão aprender e criar por si próprios vários monumentos do património cultural de países da UE contribuindo assim para a divulgação da cultura e a promoção do turismo entre as instituições colaboradoras. Nos próximos meses o projeto “3D4CE” irá gerar: - Uma introdução aos conceitos de cultura e TIC na educação: o caso da Grécia, Itália e Portugal; - Um Currículo sobre as características culturais das 6 regiões europeias. - Uso e utilização de tecnologias digitais para a promoção de monumentos culturais. Treino em impressão 3D e digitalização 3D. - Dois programas de formação presencial para professores. - Uma conferência internacional. - Avaliação do projeto pelos beneficiários. A parceria do projeto “3D4CE” é constituída pelos seguintes participantes: - Equipa de investigação do Laboratório de Métodos Quantitativos e do Laboratório de Engenharia de Privacidade e Informática Social da Universidade do Egeu (Grécia); - Professores e representantes de: - Agrupamento de Escolas de Marrazes (Portugal); - 2ª Escola Primária de Chios (Grécia), - Instituto Compreensivo SA13 de Sarzana (Itália); - 3º Nipiagogeio Archaggelou de Rhodes (Grécia); - Nipiagogio Agia Marina de Lesbos (Grécia); - Paidi & Dimiourgia de Atenas (Grécia). |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos |