3D Printing: A Cultural accelerator for Education”

Designação da atividade3D Printing: A Cultural accelerator for Education”
EscolaEscola do 1º Ciclo de Coucinheira
Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2021
Data de término30-06-2022
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1.º ciclo do Ensino Básico
DinamizadoresProfessores das escolas envolvidas
Público-Alvo1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano
Breve DescriçãoO projeto é coordenado pela Universidade do Egeu e financiado pelo programa europeu Erasmus +, através da Greek State Scholarship Foundation.
O objetivo deste projeto é promover nos alunos competências facilitadoras no processo de transição para o e-learning e para a educação digital.
O projeto prevê a realização de ações que visam aumentar a consciencialização sobre a importância do património cultural europeu através da educação, da aprendizagem ao longo da vida e da tecnologia de impressão 3D.
A impressão 3D é uma tecnologia inovadora que promove nos alunos o fortalecimento das suas habilidades e criatividade, enquanto aumenta a sua capacidade de pensar, projetar e produzir.
Através da impressão 3D, os alunos poderão aprender e criar por si próprios vários monumentos do património cultural de países da UE contribuindo assim para a divulgação da cultura e a promoção do turismo entre as instituições colaboradoras.
Nos próximos meses o projeto “3D4CE” irá gerar:
- Uma introdução aos conceitos de cultura e TIC na educação: o caso da Grécia, Itália e Portugal;
- Um Currículo sobre as características culturais das 6 regiões europeias.
- Uso e utilização de tecnologias digitais para a promoção de monumentos culturais. Treino em impressão 3D e digitalização 3D.
- Dois programas de formação presencial para professores.
- Uma conferência internacional.
- Avaliação do projeto pelos beneficiários.
A parceria do projeto “3D4CE” é constituída pelos seguintes participantes:
- Equipa de investigação do Laboratório de Métodos Quantitativos e do Laboratório de Engenharia de Privacidade e Informática Social da Universidade do Egeu (Grécia);
- Professores e representantes de:
- Agrupamento de Escolas de Marrazes (Portugal);
- 2ª Escola Primária de Chios (Grécia),
- Instituto Compreensivo SA13 de Sarzana (Itália);
- 3º Nipiagogeio Archaggelou de Rhodes (Grécia);
- Nipiagogio Agia Marina de Lesbos (Grécia);
- Paidi & Dimiourgia de Atenas (Grécia).
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Partilhar recursos locais da escola e da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos