Projeto “Léguas de Línguas: A receção do evento teatral”

Designação da atividadeProjeto “Léguas de Línguas: A receção do evento teatral”
EscolaJardim de Infância de Bairro das Almuínhas
TipologiaProjeto
Data de início2-11-2023
Data de término16-03-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
DinamizadoresEducadora Diana Martins
Público-AlvoPré-escolar / Enc. Educação
Breve DescriçãoEste projeto, da turma 55, surge como continuidade da visita que as crianças fizeram a Leiria, para assistirem à performance “Léguas de Línguas”, por Inesa Markava, Laura Perdomo, Sandie Mourão e Yumiko Ishizuka – SAMP .
Serão implementadas atividades com as crianças e famílias que possibilitarão o desenvolvimento de competências interculturais: portfólio de canções de embalar/mimar de diversos países; atividades relacionadas com sons e interjeições dos diferentes países; registos escritos; registos fotográficos e orais; trabalhos criativos na área do subdomínio das Artes Visuais.
As diversas atividades serão articuladas o com a professora Sandie Mourão, da Universidade Nova de Lisboa,

Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Promover a superação de assimetrias sociais
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
Objetivos