1.º Ano... Preparados?

Designação da atividade1.º Ano... Preparados?
EscolaJardim de Infância de Amor
Jardim de Infância de Barreiros
Jardim de Infância de Coucinheira
Jardim de Infância de Gândara dos Olivais
Jardim de Infância de Marinheiros
Jardim de Infância de Pinheiros
Jardim de Infância de Regueira de Pontes
Jardim de Infância da Quinta do Amparo
Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas
Jardim de Infância de Marrazes
TipologiaAção de Sensibilização/Esclarecimento
Data de início3-01-2024
Data de término22-03-2024
Outras EstruturasSPO
DinamizadoresPsicóloga Elisabete Lagoa Francisco
Público-AlvoEnc. Educação
Breve DescriçãoSessão presencial para encarregados de educação das crianças que frequentam o último ano de Educação Pré-escolar.
Sensibilização dos encarregados de educação para os desafios que a transição para o 1.º ano de escolaridade podem acarretar. Ajudar os encarregados de educação a tomarem consciência das competências desenvolvimentais que as crianças já devem ter desenvolvido, com vista a uma melhor tomada de decisão nos casos em que a entrada no primeiro ano ainda não é obrigatória (crianças "condicionais"). Sugestões e partilhas entre os participantes.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Reduzir a percentagem de retenção
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
Objetivos- Sensibilizar os encarregados de educação para as competências que facilitam a adaptação ao 1.º ano de escolaridade e o sucesso escolar
- Dotar as famílias de informações técnico-pedagógicas que apoiem a tomada de decisão no caso da matrícula de alunos condicionais