Dislexia... O que podem os pais fazer?

Designação da atividadeDislexia... O que podem os pais fazer?
EscolaEscola Básica nº 2 de Marrazes
Escola do 1º Ciclo de Amor
Escola do 1º Ciclo de Barreiros
Escola do 1º Ciclo de Casal dos Claros
Escola do 1º Ciclo de Casal Novo
Escola do 1º Ciclo de Chãs
Escola do 1º Ciclo de Coucinheira
Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais
Escola do 1º Ciclo de Marinheiros
Escola do 1º Ciclo de Marrazes
Escola do 1º Ciclo de Pinheiros
Escola do 1º Ciclo de Quinta do Alçada
Escola do 1º Ciclo de Regueira de Pontes
Escola do 1º Ciclo de Sismaria da Gândara
TipologiaAção de Sensibilização/Esclarecimento
Data de início3-01-2024
Data de término28-06-2024
Outras EstruturasSPO
DinamizadoresPsicóloga Elisabete Lagoa Francisco; Terapeuta da Fala (?)
Público-AlvoEnc. Educação
Breve DescriçãoSessão de sensibilização e de partilha para Encarregados de educação com crianças a quem foi diagnosticado "Dificuldades Específicas de Aprendizagem da Leitura e Escrita" (Dislexia / disortografia), com vista a melhorar o conhecimento da problemática por parte dos familiares e os dotar de algumas estratégias.
Prevenir comportamentos e atitudes que piorem a situação do aluno, relativamente à sua motivação para superar as suas dificuldades.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
Objetivos- Contribuir para um melhor entendimento da problemática que afeta um elevado número de alunos do AEM, por parte dos encarregados de educação
- Criar oportunidades de partilha de preocupações ou de estratégias entre pessoas que possuem uma situação comum, potenciando uma resposta mais completa aos alunos com DEALE
- Contribuir para respostas mais positivas e concertadas entre escola e família, no âmbito de uma dificuldade específica de aprendizagem que afeta muitos dos alunos do AEM