Lidar com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo
Designação da atividade | Lidar com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo |
---|---|
Escola | Agrupamento de Escolas de Marrazes |
Tipologia | Ação de Sensibilização/Esclarecimento |
Data de início | 27-11-2023 |
Data de término | 26-01-2024 |
Outras Estruturas | SPO Terapia da Fala Terapia Ocupacional |
Dinamizadores | Psicóloga Elisabete Lagoa Francisco; Terapeutas Joana Sousa (TF) e Mariana Santos (TO) |
Público-Alvo | Assistentes Operacionais (AO) |
Breve Descrição | A criança com PEA passa grande parte do seu dia na escola. Torna-se, assim, importante aumentar o nível de conhecimento das pessoas que interagem com ela diariamente e dotá-las de estratégias para lidar com os desafios associados. Nesta ACD para os Assistentes Operacionais do AEM, pretende-se abordar os seguintes tópicos: - Características da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) - Como lidar com a desregulação da criança com PEA - Como lidar com as alterações da comunicação da criança com PEA - Como promover a participação da criança com PEA na rotina escolar |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos |
Objetivos | - Capacitar os/as Assistentes Operacionais para intervirem com crianças com Perturbação do Espetro do Autismo - Facilitar a inclusão escolar e social das crianças com Perturbação de Espetro do Autismo e melhorar o bem estar de todos os envolvidos no seu processo educativo |