Projeto Magrid
Designação da atividade | Projeto Magrid |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Amor Jardim de Infância de Barreiros Jardim de Infância de Coucinheira Jardim de Infância de Marinheiros Jardim de Infância da Quinta do Amparo Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas Jardim de Infância de Marrazes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 30-10-2023 |
Data de término | 14-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadores de Infância titulares dos grupos participantes |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Magrid é um programa Pedagógico livre de linguagem, baseado em evidências científicas que melhora o desenvolvimento cognitivo e habilidades matemáticas em crianças a partir dos 3 anos, incluindo crianças com necessidades educativas específicas. Este Projeto pretende proporcionar às crianças uma abordagem digital no âmbito da matemática, visando neste mundo tão digital desenvolver as primeiras competências nesta área, promovendo jogos com uma intenção pedagógica especifica. Paralelamente este projeto dará continuidade ao trabalho desenvolvido nas salas de atividades no domínio da matemática, servindo como promotor nas crianças do gosto pela por esta área. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade |
Objetivos | - Desenvolver o raciocínio lógico - Desenvolver as primeiras competências digitais - Adquirir noções matemáticas básicas |