PCG "Um Jardim Multicultural, onde conhecemos Pessoas e descobrimos o Mundo"
Designação da atividade | PCG "Um Jardim Multicultural, onde conhecemos Pessoas e descobrimos o Mundo" |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 16-09-2023 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadores de Infância |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Os Projetos Curriculares de Grupo (PCG) são processos em construção e visam o desenvolvimento e aprendizagem dos grupos de crianças do Jardim de Infância de Bairro das Almuinhas. "O desenvolvimento contextualizado e articulado dos diferentes saberes permitirá à criança conhecer as características da sua e de outras comunidades, os seus costumes, tradições e elementos do património cultural e paisagístico, facilitando o desenvolvimento de atitudes de respeito e compreensão face à diversidade". (OCEPE, Área do Conhecimento do Mundo). Os Projetos Curriculares de Grupo (PCG) foram pensados e iniciados no ano letivo passado. A ideia de promover a criatividade como veículo privilegiado de aceitação da diversidade cultural e da multiculturalidade, surgiu da vontade das crianças descobrirem novas formas de se expressarem artisticamente. e porque no jardim de infância do Bairro das Almuínhas estão inscritas crianças de diferentes ascendências culturais. Através da arte a criança exprime o que sente, desenvolve a sua autoestima e descobre o mundo que a envolve. O processo educativo será orientado para o estímulo de valores como a solidariedade, a igualdade e o respeito pela diferença, tendo sempre presente a arte, como pilar cultural. A expressão artística possibilitará a troca de saberes, a transformação positiva de aprendizagens e permitirá que as crianças observem e apreciem o mundo que as rodeia. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos |