Projeto (In)PAR
Designação da atividade | Projeto (In)PAR |
---|---|
Escola | Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2019 |
Data de término | 30-06-2020 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1.º ciclo do Ensino Básico |
Outras Estruturas | Biblioteca CACE Faz |
Dinamizadores | Patrícia Martins e Célia Frazão ( Colaboração Biblioteca Escolar- Alexandra Santos) |
Público-Alvo | 1º Ano |
Breve Descrição | Projeto (In) PAR – Participação, Artes, Reflexão.Turma de 1o ano da EB da Gândara dos Olivais Keywords: Arte, Multiculturalidade, Cidadania, Relação, Articulação com os currículos, família, comunidade Recursos humanos envolvidos: Patrícia Martins e equipa CACE Faz, Professora Célia Frazão, Professora Alexandra Santos, Bibliotecas Escolares. Projeto que procura potenciar a multiculturalidade com base na promoção as literacias da leitura e da escrita, da imagem, e das artes em particular visuais e performativas em articulação com as famílias, comunidade, estabelecendo parcerias com instituições e equipamentos culturais e com escritores e artistas das áreas conexas com o projeto. Esta iniciativa terá como objetivo estabelecer uma relação com o projeto Includeed, e releva para o Plano Cultural do AEM) Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Leitura e Plano Nacional de Cinema. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos |