Projeto de Promoção de Competências de Literacia Emergente
Designação da atividade | Projeto de Promoção de Competências de Literacia Emergente |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Amor Jardim de Infância de Barreiros Jardim de Infância de Coucinheira Jardim de Infância de Gândara dos Olivais Jardim de Infância de Marinheiros Jardim de Infância de Pinheiros Jardim de Infância de Regueira de Pontes Jardim de Infância da Quinta do Amparo Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas Jardim de Infância de Marrazes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2019 |
Data de término | 15-06-2020 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Outras Estruturas | SPO |
Dinamizadores | Terapeuta da Fala; Psicóloga; Educadoras de Infância; Animadora Sociocultural |
Público-Alvo | Pré-escolar / Professores |
Breve Descrição | Pretende-se promover competências facilitadoras da aprendizagem da leitura e escrita em idade pré-escolar. Ações a desenvolver: - Rastreio com vista à identificação de crianças com competências linguísticas pouco desenvolvidas. - Realização de sessões semanais para desenvolver competências de consciência fonológica, reflexão morfossintática e de nomeação rápida nas crianças de 5 e 6 anos de idade. - Capacitação dos Educadores de Infância na estimulação de competências específicas na área da Literacia Emergente, junto das crianças de 5 e 6 anos de idade. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Reduzir a percentagem de retenção EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão |
Objetivos |