Com Mil Sardinhas -Projeto Sorrimos Palavras para Ler o Mundo-Escrita Criativa
Designação da atividade | Com Mil Sardinhas -Projeto Sorrimos Palavras para Ler o Mundo-Escrita Criativa |
---|---|
Escola | Agrupamento de Escolas de Marrazes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2018 |
Data de término | 21-01-2019 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1.º ciclo do Ensino Básico |
Outras Estruturas | CACE Faz |
Dinamizadores | Patricia Martins e Maria do Céu Gaspar |
Público-Alvo | Comunidade |
Breve Descrição | Este foi um projeto que cruzou várias áreas disciplinares como escrita criativa e literacias da literatura, escrita, ilustração e edição. Partindo do processo de construção da escrita criativa em grupo e em contexto de sala de aula, visando a participação no Concurso Conta-nos uma história da ERTE, encetámos o processo de criação de texto, storyboard, ilustração do texto coletivo Com Mil Sardinhas. Este projeto foi alvo de um convite para edição por parte do Municipio de Leiria, e contou também com o apoio do Instituto Politécnico de Leiria e Junta de Freguesia de Marrazes. Toda a atividade culminou com a apresentação pública da obra a toda a comunidade, com a encenação de trechos pelos alunos. |
Articulação com o Projeto Educativo | Eixo 1: CULTURA DE ESCOLA E LIDERANÇAS PEDAGÓGICAS Estimular comportamentos/atitudes de tolerância e de partilha Eixo 1: CULTURA DE ESCOLA E LIDERANÇAS PEDAGÓGICAS Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola Eixo 1: CULTURA DE ESCOLA E LIDERANÇAS PEDAGÓGICAS Valorizar os professores enquanto atores fundamentais do processo educativo Eixo 1: CULTURA DE ESCOLA E LIDERANÇAS PEDAGÓGICAS Promover a participação dos alunos na vida da escola Eixo 1: CULTURA DE ESCOLA E LIDERANÇAS PEDAGÓGICAS Proporcionar formação em função das necessidades do Agrupamento Eixo 1: CULTURA DE ESCOLA E LIDERANÇAS PEDAGÓGICAS Promover práticas colaborativas entre docentes Eixo 2: GESTÃO CURRICULAR Promover a diferenciação pedagógica Eixo 2: GESTÃO CURRICULAR Melhorar a qualidade do sucesso Eixo 2: GESTÃO CURRICULAR Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar Eixo 2: GESTÃO CURRICULAR Promover a inclusão escolar e social dos alunos Eixo 2: GESTÃO CURRICULAR Diversificar as opções formativas do Agrupamento Eixo 3: PARCERIAS E COMUNIDADE Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros. Eixo 3: PARCERIAS E COMUNIDADE Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade Eixo 3: PARCERIAS E COMUNIDADE Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade |
Objetivos | - Melhorar as competências de leitura e da escrita - Promover a qualidade do sucesso através da educação não formal - Promover nos alunos a construção da personalidade e imagem positiva de si e dos outros através de reforços positivos |