Visita de Estudo ao Parque Biológico da Serra da Lousã
Designação da atividade | Visita de Estudo ao Parque Biológico da Serra da Lousã |
---|---|
Escola | Escola do 1º Ciclo de Amor Escola do 1º Ciclo de Casal dos Claros Escola do 1º Ciclo de Casal Novo Escola do 1º Ciclo de Coucinheira |
Tipologia | Visita de Estudo |
Data de início | 18-06-2025 |
Data de término | 18-06-2025 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1.º ciclo do Ensino Básico |
Dinamizadores | Pessoal Docente e Não Docente |
Público-Alvo | 1º Ano / 2º Ano / 3º Ano / 4º Ano |
Breve Descrição | Visita ao Parque Biológico da Serra da Lousã, situado na cordilheira da Serra da Lousã, onde existe a maior amostra da fauna selvagem de Portugal. Este parque surgiu com o objetivo de privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português. Ao percorrer os caminhos do parque, poderão ser observados cerca de 375 animais, divididos em 68 espécies diferentes, entre elas aves de rapina, urso pardo, lince, lobo ibérico, raposa, javali, veado e uma variedade única de raças da agro-pastorícia tradicional portuguesa, entre muitos outros! Uma particularidade do Parque, é que muitas das espécies que irão ser vistas são espécies irrecuperáveis, ou seja, espécies que não poderiam voltar a viver por si só na Natureza. Ao longo de todo o percurso poder-se-ão observar não apenas a fauna portuguesa mas também a flora nativa do território português e descansar à sombra de castanheiros, carvalhos e medronheiros! Irão ainda visitar a área museológica que se divide em 3 museus: Museu Espaço da Mente, o Museu da Tanoaria e o Museu de Artes e Ofícios Tradicionais. |
Articulação com o Projeto Educativo | Eixo 1 (Ensino e aprendizagem) Valorizar a participação em programas/projetos nos domínios científico, tecnológico, desportivo, cultural e artístico que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e no desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos | - Participar em projetos no domínio científico; Promover aprendizagens; Desenvolver competências pessoais e sociais; Melhorar a qualidade do sucesso. |