Promoção de Competências de Literacia Emergente/Aprendizagem da Leitura e da Escrita
Designação da atividade | Promoção de Competências de Literacia Emergente/Aprendizagem da Leitura e da Escrita |
---|---|
Escola | Escola do 1º Ciclo de Amor Escola do 1º Ciclo de Barreiros Escola do 1º Ciclo de Casal dos Claros Escola do 1º Ciclo de Casal Novo Escola do 1º Ciclo de Chãs Escola do 1º Ciclo de Coucinheira Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais Escola do 1º Ciclo de Marinheiros Escola do 1º Ciclo de Marrazes Escola do 1º Ciclo de Pinheiros Escola do 1º Ciclo de Quinta do Alçada Escola do 1º Ciclo de Regueira de Pontes Escola do 1º Ciclo de Sismaria da Gândara Jardim de Infância de Amor Jardim de Infância de Barreiros Jardim de Infância de Coucinheira Jardim de Infância de Gândara dos Olivais Jardim de Infância de Marinheiros Jardim de Infância de Pinheiros Jardim de Infância de Regueira de Pontes Jardim de Infância da Quinta do Amparo Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas Jardim de Infância de Marrazes Escola Básica José Mattoso Jardim de Infância José Mattoso |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2024 |
Data de término | 27-06-2025 |
Departamentos | 1.º Ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | 1.º ciclo do Ensino Básico Educação Pré-Escolar |
Outras Estruturas | SPO Terapia da Fala |
Dinamizadores | Terapeuta da Fala Ana Graça e Psicóloga Elisabete Francisco |
Público-Alvo | Pré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / Professores / Enc. Educação |
Breve Descrição | Promoção de Competências de Literacia Emergente/Aprendizagem da Leitura e Escrita, através da dinamização de diversas ações: - Reuniões de articulação com Docentes de Educação Pré-escolar; - Reuniões de articulação e capacitação para aplicação de provas de rastreio com Docentes de 1º Ciclo e Docentes de Apoio Educativo; - Aplicação de atividades constantes nas "Maletas pedagógicas" disponibilizadas a todos os Jardins de Infância - que visam o desenvolvimento intencional de diversas competências linguísticas; - Rastreio universal de competências linguísticas, em especial as que têm impacto nas futuras aprendizagens escolares da leitura e da escrita às crianças de 4 e 5 anos de idade; - Rastreio universal de competências de literacia emergente a alunos do 1º ano de escolaridade; - Devolução de resultados e concertação de estratégias para as crianças identificadas com baixas competências, como medida preventiva; - Sessões de sensibilização “Alicerces para uma Escolaridade Feliz” aos Encarregados de educação na promoção de competências facilitadoras das futuras aprendizagens escolares; - Capacitação dos educadores de infância no desenvolvimento de atividades especificas de promoção de competências de Literacia Emergente; - Intervenção com algumas crianças, em pequeno grupo, no sentido de fomentar um salutar desenvolvimento de competências de Consciência Fonológica, com vista a prevenir dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita no futuro; - Supervisão dos materiais e guiões de atividades das Maletas, construção de novas maletas e apoio na utilização deste recurso; - Auscultação dos pais sobre hábitos de literacia emergente, através de questionários, com vista a obter dados para orientar as ações dirigidas aos encarregados de educação; - Porta a Porta – desafios linguísticos para as salas de JI do JI José Mattoso, rotativos entre as salas; - Leva a LE para tua casa – materiais e atividades de literacia emergente para as crianças levarem para casa; - Capacitação de docentes na intervenção em dificuldades específicas de aprendizagem de leitura e escrita, através de ACD de partilha de estratégias e materiais de intervenção; - Desenvolvimento de materiais lúdicos para estimular competências de literacia emergente e melhorar competências específicas facilitadoras das aprendizagens da leitura e escrita. |
Articulação com o Projeto Educativo | Eixo 1 (Ensino e aprendizagem) Melhorar a qualidade do sucesso Eixo 1 (Ensino e aprendizagem) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo a metodologias de ensino, aprendizagem, avaliação e recursos educativos diversificados Eixo 1 (Ensino e aprendizagem) Generalizar práticas de articulação interdisciplinar e vertical entre ciclos/níveis de ensino Eixo 1 (Ensino e aprendizagem) Valorizar a participação em programas/projetos nos domínios científico, tecnológico, desportivo, cultural e artístico que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e no desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos Eixo 2 (Lideranças) Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes |
Objetivos | - - Facilitar o desenvolvimento de competências promotoras do sucesso escolar, numa perspetiva de prevenção do insucesso escolar. - - Promover práticas intencionais e cientificamente validadas nas atividades de Educação Pré-Escolar e de Apoio Educativo ; - - Envolver os pais e encarregados de educação, de forma consciente, na promoção do desenvolvimento integral da criança, com o objetivo de promover o seu sucesso escolar futuro. |