Promoção de Competências de Literacia Emergente/Aprendizagem da Leitura e da Escrita

Designação da atividadePromoção de Competências de Literacia Emergente/Aprendizagem da Leitura e da Escrita
EscolaEscola do 1º Ciclo de Amor
Escola do 1º Ciclo de Barreiros
Escola do 1º Ciclo de Casal dos Claros
Escola do 1º Ciclo de Casal Novo
Escola do 1º Ciclo de Chãs
Escola do 1º Ciclo de Coucinheira
Escola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais
Escola do 1º Ciclo de Marinheiros
Escola do 1º Ciclo de Marrazes
Escola do 1º Ciclo de Pinheiros
Escola do 1º Ciclo de Quinta do Alçada
Escola do 1º Ciclo de Regueira de Pontes
Escola do 1º Ciclo de Sismaria da Gândara
Jardim de Infância de Amor
Jardim de Infância de Barreiros
Jardim de Infância de Coucinheira
Jardim de Infância de Gândara dos Olivais
Jardim de Infância de Marinheiros
Jardim de Infância de Pinheiros
Jardim de Infância de Regueira de Pontes
Jardim de Infância da Quinta do Amparo
Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas
Jardim de Infância de Marrazes
Escola Básica José Mattoso
Jardim de Infância José Mattoso
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2024
Data de término27-06-2025
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1.º ciclo do Ensino Básico
Educação Pré-Escolar
Outras EstruturasSPO
Terapia da Fala
DinamizadoresTerapeuta da Fala Ana Graça e Psicóloga Elisabete Francisco
Público-AlvoPré-escolar / 1º Ano / 2º Ano / Professores / Enc. Educação
Breve DescriçãoPromoção de Competências de Literacia Emergente/Aprendizagem da Leitura e Escrita, através da dinamização de diversas ações:
- Reuniões de articulação com Docentes de Educação Pré-escolar;
- Reuniões de articulação e capacitação para aplicação de provas de rastreio com Docentes de 1º Ciclo e Docentes de Apoio Educativo;
- Aplicação de atividades constantes nas "Maletas pedagógicas" disponibilizadas a todos os Jardins de Infância - que visam o desenvolvimento intencional de diversas competências linguísticas;
- Rastreio universal de competências linguísticas, em especial as que têm impacto nas futuras aprendizagens escolares da leitura e da escrita às crianças de 4 e 5 anos de idade;
- Rastreio universal de competências de literacia emergente a alunos do 1º ano de escolaridade;
- Devolução de resultados e concertação de estratégias para as crianças identificadas com baixas competências, como medida preventiva;
- Sessões de sensibilização “Alicerces para uma Escolaridade Feliz” aos Encarregados de educação na promoção de competências facilitadoras das futuras aprendizagens escolares;
- Capacitação dos educadores de infância no desenvolvimento de atividades especificas de promoção de competências de Literacia Emergente;
- Intervenção com algumas crianças, em pequeno grupo, no sentido de fomentar um salutar desenvolvimento de competências de Consciência Fonológica, com vista a prevenir dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita no futuro;
- Supervisão dos materiais e guiões de atividades das Maletas, construção de novas maletas e apoio na utilização deste recurso;
- Auscultação dos pais sobre hábitos de literacia emergente, através de questionários, com vista a obter dados para orientar as ações dirigidas aos encarregados de educação;
- Porta a Porta – desafios linguísticos para as salas de JI do JI José Mattoso, rotativos entre as salas;
- Leva a LE para tua casa – materiais e atividades de literacia emergente para as crianças levarem para casa;
- Capacitação de docentes na intervenção em dificuldades específicas de aprendizagem de leitura e escrita, através de ACD de partilha de estratégias e materiais de intervenção;
- Desenvolvimento de materiais lúdicos para estimular competências de literacia emergente e melhorar competências específicas facilitadoras das aprendizagens da leitura e escrita.
Articulação com o Projeto EducativoEixo 1 (Ensino e aprendizagem)
Melhorar a qualidade do sucesso
Eixo 1 (Ensino e aprendizagem)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo a metodologias de ensino, aprendizagem, avaliação e recursos educativos diversificados
Eixo 1 (Ensino e aprendizagem)
Generalizar práticas de articulação interdisciplinar e vertical entre ciclos/níveis de ensino
Eixo 1 (Ensino e aprendizagem)
Valorizar a participação em programas/projetos nos domínios científico, tecnológico, desportivo, cultural e artístico que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e no desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Eixo 2 (Lideranças)
Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes
Objetivos- - Facilitar o desenvolvimento de competências promotoras do sucesso escolar, numa perspetiva de prevenção do insucesso escolar.
- - Promover práticas intencionais e cientificamente validadas nas atividades de Educação Pré-Escolar e de Apoio Educativo ;
- - Envolver os pais e encarregados de educação, de forma consciente, na promoção do desenvolvimento integral da criança, com o objetivo de promover o seu sucesso escolar futuro.