Nesta Casa Cabemos Todos_Laboratório de Experimentação em Artes
Designação da atividade | Nesta Casa Cabemos Todos_Laboratório de Experimentação em Artes |
---|---|
Escola | Escola Básica nº 2 de Marrazes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 15-09-2022 |
Data de término | 14-06-2023 |
Outras Estruturas | CACE Faz |
Dinamizadores | Patricia Martins/Diogo Monteiro/Sandrina Abreu |
Público-Alvo | 5º A / 5º B / 5º C / 5º D / 5º E / 5º F / 5º G / 6º A / 6º B / 6º C / 6º D / 6º E / 6º F / 6º G / 6º H / 6º I / 7º A / 7º B / 7º C / 7º D / 8º A / 8º B / 8º C / 8º D / 8º E / 9º A / 9º B / 9º C / 9º D / Professores / Comunidade / Enc. Educação / Intercâmbio / Assistentes Operacionais (AO) / Assistentes Técnicos (AT) / Técnicos Especializados (TE) |
Breve Descrição | O Laboratório de Experimentação Artística "Nesta Casa Cabemos Todos"-Despir o Preconceito, Vestir a Inclusão é dinamizado pela mediadora cultural e artística Patrícia Martins, Artista Residente Diogo Monteiro, Professora Sandrina Abreu e equipa do Plano Cultural do AEM em parceria com a Biblioteca Escolar. Este projeto que terá como principal parceiro a EAPN-Rede Europeia Contra a Pobreza, núcleo de Leiria, contará ainda com parcerias com equipamentos culturais e parceiros diversos. Estão previstas oficinas de experimentação artística, sessões de debate, teatro, formação, contactos com artistas/ativistas, visitas a museus e dinâmicas transversais em torno das artes, com vista a uma articulação com temas prementes como a cidadania, participação e inclusão. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Contribuir para a redução do número de situações de indisciplina e agressividade EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos | - Criar espaços de dialogo, potenciando articulação com as temáticas da cidadania e inclusão - Potenciar espaços de experimentação artística, indutores de espirito critico, resiliencia, alteridade e criatividade |