"Experimentar a ciência"

Designação da atividade"Experimentar a ciência"
EscolaEscola Básica nº 2 de Marrazes
TipologiaProjeto
Data de início9-10-2023
Data de término7-06-2024
DepartamentosEducação Especial
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Especial
DinamizadoresMónica Silva
Público-Alvo5º B / 5º C / 5º E / 5º G / 6º E / 7º B / 7º D / 7º E / 8º B / 8º C / 9º A
Breve DescriçãoO projeto consiste em propor aos alunos atividades relacionadas com as ciências, de carater prático ou experimental.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos- Promover a literacia científica e o ensino experimental das ciências.
- Desenvolver a curiosidade científica
- Despertar a curiosidade acerca do mundo natural à sua volta.