Oficina Sensorial
Designação da atividade | Oficina Sensorial |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Gândara dos Olivais Jardim de Infância da Quinta do Amparo |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2023 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Outras Estruturas | Terapia Ocupacional |
Dinamizadores | Mariana Santos, Graça Laranjeiro, Maria José Poças |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Formação acerca do desenvolvimento sensoriomotor da criança e do impacto do mesmo no desempenho académico, dada pela Terapeuta Ocupacional, dirigida às Educadoras que irão colaborar no projeto. Planeamento de atividades de intervenção e construção de materiais de forma colaborativa (TO + Educadoras). Momento inicial de avaliação dos alunos (competências sensoriomotoras) pela Terapeuta Ocupacional. Desenvolvimento de atividades de intervenção em grupo de turma pelas Educadoras, com o apoio/monitorização da Terapeuta Ocupacional. Capacitação aos Encarregados de Educação dos alunos e envolvimento dos mesmos através do fornecimento de material de apoio (folhetos, por exemplo) ou proposta de desafios às famílias, por exemplo. Momento final de reavaliação dos alunos (competências sensoriomotoras) pela Terapeuta Ocupacional. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Reduzir a percentagem de retenção EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos |
Objetivos | - Capacitar os Agentes Educativos para a promoção de competências sensoriomotoras dos alunos do último ano de educação pré-escolar - Capacitar os Encarregados de Educação das crianças do último ano de educação pré-escolar para a promoção do desenvolvimento sensoriomotor - Promover competências sensoriomotoras facilitadoras ao ingresso para o 1º ciclo |