Promoção de Competências de Literacia Emergente
Designação da atividade | Promoção de Competências de Literacia Emergente |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Amor Jardim de Infância de Barreiros Jardim de Infância de Coucinheira Jardim de Infância de Gândara dos Olivais Jardim de Infância de Marinheiros Jardim de Infância de Pinheiros Jardim de Infância de Regueira de Pontes Jardim de Infância da Quinta do Amparo Agrupamento de Escolas de Marrazes Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas Jardim de Infância de Marrazes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-09-2023 |
Data de término | 28-06-2024 |
Outras Estruturas | SPO |
Dinamizadores | Psicóloga Elisabete Lagoa Francisco; Terapeutas da Fala Beatriz Moreira e Ana Graça; Educadoras Cristina Batista; Maria José Poças; Graça Laranjeiro e outros educadores de Infância nas atividade de sala |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Promoção de Competências de Literacia Emergente, através da dinamização de diversas Ações: - Reuniões de articulação com o grupo de Educação Pré-escolar; - Aplicação de atividades constantes nas "Maletas" disponibilizadas a todos os Jardins de Infância - que visam o desenvolvimento intencional de diversas competências linguísticas; - Rastreio de competências de linguagem, em especial as que têm impacto nas futuras aprendizagens escolares da leitura e da escrita; -Devolução de resultados e concertação de estratégias para as crianças identificadas com baixas competências, como medida preventiva; - Sessões de sensibilização aos Encarregados de educação na promoção de competências facilitadoras das futuras aprendizagens escolares; - Capacitação dos educadores de infância no desenvolvimento de atividades especificas de promoção de competências de Literacia Emergente; - Intervir com algumas crianças, em pequeno grupo, no sentido de fomentar um salutar desenvolvimento de competências de Consciência Fonológica, com vista a prevenir dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita no futuro. - Supervisão dos materiais e guiões de atividades das Maletas, construção de novas maletas e apoio na utilização deste recurso. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos |
Objetivos | - Facilitar o desenvolvimento de competências promotoras do sucesso escolar, numa perspetiva de prevenção do insucesso escolar - Promover práticas intencionais e cientificamente validadas nas atividades de Educação Pré-Escolar - Envolver os pais e encarregados de educação, de forma consciente, na promoção do desenvolvimento integral da criança, com o objetivo de promover o seu sucesso escolar futuro |