Saídas ao meio próximo do JI
Designação da atividade | Saídas ao meio próximo do JI |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Coucinheira |
Tipologia | Visita de Estudo |
Data de início | 26-11-2023 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadores de Infância, Assistentes Operacionais, Familias |
Público-Alvo | Pré-escolar / Comunidade / Enc. Educação / Assistentes Operacionais (AO) |
Breve Descrição | As saídas ao meio próximo são fundamentais para que a criança conheça e valorize o contexto em que o JI está inserido. As visitas ao meio rural oferece um laboratório de conhecimentos ao ar livre; um conjunto de conhecimentos culturais próprios de cada comunidade, a possibilidade de explorar as riquezas de cada comunidade e a possibilidade de valorizar o que existe em cada comunidade. A interação com a comunidade é também uma forma de manter tradições, fomentar o gosto pelas origens e promover o conhecimento de cada comunidade, dando também a conhecer a escola à própria comunidade. Sempre que possível as crianças exploram a rua e os recursos da comunidade. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Promover a superação de assimetrias sociais EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos | - - Promover o conhecimento do meio próximo e a sua exploração do ponto de vista pedagógico; - - Promover nas crianças o respeito pelo meio onde vivem quer do ponto de vista ambiental, quer do ponto de vista cultural; - - Estabelecer uma boa comunicação com a comunidade e promover a imagem do Agrupamento. |