"Somos Crianças...temos direitos!"
Designação da atividade | "Somos Crianças...temos direitos!" |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Coucinheira |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 26-11-2023 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Outras Estruturas | Biblioteca |
Dinamizadores | Educadores de Infância, Assistentes Operacionais, Famílias, outras instituições que acompanham população com necessidades especificas. |
Público-Alvo | Comunidade / Enc. Educação / Assistentes Operacionais (AO) |
Breve Descrição | Com inicio no Dia Universal dos Direitos da Criança", ao longo do ano trabalharemos os vários artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança a partir da celebração de dias em que se recordam direitos conquistados e outros por conquistar, do trabalho de respeito por todos a caminho de uma sociedade cada vez mais democrática e respeitadora das crianças. Vamos ajudar a criança e perceber o seu lugar na família, na escola, na sociedade em geral, alertando cada uma delas para os seus direitos. Conhecer os seus direitos, é por excelência, crescer de forma autónoma e consciente do seu lugar na sociedade, aprendendo dessa forma a respeita-se e a respeitar os outros. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Contribuir para a redução do número de situações de indisciplina e agressividade EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Promover a superação de assimetrias sociais EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos | - - Ajudar as crianças a conhecerem os seus direitos; - - Promover em cada criança o respeito por si próprio e pelos outros num clima de um sentido coerente de cidadania; - - Promover a autonomia da criança ajudando-a a perceber o seu lugar nos vários espaços que ocupa (família, escola, sociedade em geral). |