"Somos Crianças...temos direitos!"

Designação da atividade"Somos Crianças...temos direitos!"
EscolaJardim de Infância de Coucinheira
TipologiaProjeto
Data de início26-11-2023
Data de término15-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
Outras EstruturasBiblioteca
DinamizadoresEducadores de Infância, Assistentes Operacionais, Famílias, outras instituições que acompanham população com necessidades especificas.
Público-AlvoComunidade / Enc. Educação / Assistentes Operacionais (AO)
Breve DescriçãoCom inicio no Dia Universal dos Direitos da Criança", ao longo do ano trabalharemos os vários artigos da Convenção sobre os Direitos da Criança a partir da celebração de dias em que se recordam direitos conquistados e outros por conquistar, do trabalho de respeito por todos a caminho de uma sociedade cada vez mais democrática e respeitadora das crianças. Vamos ajudar a criança e perceber o seu lugar na família, na escola, na sociedade em geral, alertando cada uma delas para os seus direitos. Conhecer os seus direitos, é por excelência, crescer de forma autónoma e consciente do seu lugar na sociedade, aprendendo dessa forma a respeita-se e a respeitar os outros.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Contribuir para a redução do número de situações de indisciplina e agressividade
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Promover a superação de assimetrias sociais
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos- - Ajudar as crianças a conhecerem os seus direitos;
- - Promover em cada criança o respeito por si próprio e pelos outros num clima de um sentido coerente de cidadania;
- - Promover a autonomia da criança ajudando-a a perceber o seu lugar nos vários espaços que ocupa (família, escola, sociedade em geral).