O Mundo é nosso ... vamos cuidar dele! (PCG - Sala 1 e Sala 2)

Designação da atividadeO Mundo é nosso ... vamos cuidar dele! (PCG - Sala 1 e Sala 2)
EscolaJardim de Infância de Coucinheira
TipologiaProjeto
Data de início1-12-2023
Data de término15-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
DinamizadoresEducadores de Infância, Assistentes Operacionais, famílias, entidades e comunidade
Público-AlvoPré-escolar / Comunidade / Enc. Educação / Assistentes Operacionais (AO)
Breve DescriçãoO PCG, "O Mundo é nosso ... vamos cuidar dele!" centra-se na vivencia das crianças, procurando ampliar os seus conhecimentos sobre todas as áreas do mundo que as rodeia. Respeitando em cada momento os conteúdos propostos pelas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar e os objetivos definidos pelo Projeto Educativo do Agrupamento "Entre Culturas" o PCG vai-se construindo e vivenciando no quotidiano do JI, sempre atento às propostas das crianças, às vivencias das efemérides que a comunidade respeita e a um conjunto de projetos que vão ao encontro da diversidade, inovação, necessidades especificas de cada criança e do grupo, integração na comunidade... Assim, o PCG integra o PPCLE, o Projeto Magrid, o Pensamento Computacional, a implicação de outros técnicos do Agrupamento em projetos e abordagens especificas (psicólogos, técnicos de saúde, terapeutas, bibliotecários,...), desenvolver atividades de articulação com outros ciclos, o projeto Somos Crianças... temos direitos, o Projeto Ciência Viva ... "Polinizadores em Ação", as descobertas no bosque ao lado da escola, a jardinagem e a horta, a interação com os pais e a dinamização de Conversas, a participação nas propostas da comunidade (Carnaval, Tasquinhas, Dia da Criança, ...) e todo um conjunto de desafios que surgem em cada momento.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover lideranças partilhadas e participativas
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Contribuir para a redução do número de situações de indisciplina e agressividade
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Promover a superação de assimetrias sociais
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Partilhar recursos locais da escola e da comunidade
Objetivos- - Promover o desenvolvimento do Projeto Curricular de Grupo respeitando as Orientações para a Educação Pré-Escolar;
- - Criar condições para desenvolver nas crianças um conjunto de competências e saberes a partir de contex
- - Sensibilizar as crianças para a adoção de comportamentos responsáveis e promotores da sustentabilidade e respeito pelo planeta.