O Mundo é nosso ... vamos cuidar dele! (PCG - Sala 1 e Sala 2)
Designação da atividade | O Mundo é nosso ... vamos cuidar dele! (PCG - Sala 1 e Sala 2) |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Coucinheira |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-12-2023 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadores de Infância, Assistentes Operacionais, famílias, entidades e comunidade |
Público-Alvo | Pré-escolar / Comunidade / Enc. Educação / Assistentes Operacionais (AO) |
Breve Descrição | O PCG, "O Mundo é nosso ... vamos cuidar dele!" centra-se na vivencia das crianças, procurando ampliar os seus conhecimentos sobre todas as áreas do mundo que as rodeia. Respeitando em cada momento os conteúdos propostos pelas Orientações Curriculares para Educação Pré-Escolar e os objetivos definidos pelo Projeto Educativo do Agrupamento "Entre Culturas" o PCG vai-se construindo e vivenciando no quotidiano do JI, sempre atento às propostas das crianças, às vivencias das efemérides que a comunidade respeita e a um conjunto de projetos que vão ao encontro da diversidade, inovação, necessidades especificas de cada criança e do grupo, integração na comunidade... Assim, o PCG integra o PPCLE, o Projeto Magrid, o Pensamento Computacional, a implicação de outros técnicos do Agrupamento em projetos e abordagens especificas (psicólogos, técnicos de saúde, terapeutas, bibliotecários,...), desenvolver atividades de articulação com outros ciclos, o projeto Somos Crianças... temos direitos, o Projeto Ciência Viva ... "Polinizadores em Ação", as descobertas no bosque ao lado da escola, a jardinagem e a horta, a interação com os pais e a dinamização de Conversas, a participação nas propostas da comunidade (Carnaval, Tasquinhas, Dia da Criança, ...) e todo um conjunto de desafios que surgem em cada momento. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover lideranças partilhadas e participativas EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover o desenvolvimento profissional dos docentes e não docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Contribuir para a redução do número de situações de indisciplina e agressividade EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Promover a superação de assimetrias sociais EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade |
Objetivos | - - Promover o desenvolvimento do Projeto Curricular de Grupo respeitando as Orientações para a Educação Pré-Escolar; - - Criar condições para desenvolver nas crianças um conjunto de competências e saberes a partir de contex - - Sensibilizar as crianças para a adoção de comportamentos responsáveis e promotores da sustentabilidade e respeito pelo planeta. |