Biblioteca Engraçada - "Escola a Ler" no JI

Designação da atividadeBiblioteca Engraçada - "Escola a Ler" no JI
EscolaJardim de Infância de Coucinheira
TipologiaProjeto
Data de início1-12-2023
Data de término15-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
DinamizadoresEducadoras de Infância, Assistentes Operacionais, Famílias ... convidados
Público-AlvoPré-escolar / Comunidade / Enc. Educação / Intercâmbio / Assistentes Operacionais (AO)
Breve DescriçãoO Projeto Biblioteca Engraçada pretende desenvolver o verdadeiro interesse e gosto pela leitura, a partir da exploração de livros de vários tipos.
Procuraremos apetrechar a biblioteca do JI com livros de qualidade, sugerindo a oferta de livros à escola (aniversário da escola, Natal, ....), a angariação de verbas a partir da vendas de roupa usada e quermesses cujos lucros reverterão para a aquisição de livros.
Continuação do projeto Leituras em Família em que semanalmente um grupo de crianças "requisita" um livro ao JI para que seja lido e explorado em contexto familiar;
Faremos ao longo do ano a exploração dos livros dos baús e sempre que possível visitaremos a bibliotecas.
Faremos também as nossas próprias histórias e encadernações.
Ao longo do ano construiremos histórias com a colaboração da família.

Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Promover a superação de assimetrias sociais
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Partilhar recursos locais da escola e da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos- - Promover o interesse e gosto pela leitura;
- - Desenvolver junto das famílias a importância da leitura como forma de comunicação e promoção do sucesso escolar das crianças;
- - Apetrechar a biblioteca do Jardim de Infância com livros de qualidade.