Biblioteca Engraçada - "Escola a Ler" no JI
Designação da atividade | Biblioteca Engraçada - "Escola a Ler" no JI |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Coucinheira |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-12-2023 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadoras de Infância, Assistentes Operacionais, Famílias ... convidados |
Público-Alvo | Pré-escolar / Comunidade / Enc. Educação / Intercâmbio / Assistentes Operacionais (AO) |
Breve Descrição | O Projeto Biblioteca Engraçada pretende desenvolver o verdadeiro interesse e gosto pela leitura, a partir da exploração de livros de vários tipos. Procuraremos apetrechar a biblioteca do JI com livros de qualidade, sugerindo a oferta de livros à escola (aniversário da escola, Natal, ....), a angariação de verbas a partir da vendas de roupa usada e quermesses cujos lucros reverterão para a aquisição de livros. Continuação do projeto Leituras em Família em que semanalmente um grupo de crianças "requisita" um livro ao JI para que seja lido e explorado em contexto familiar; Faremos ao longo do ano a exploração dos livros dos baús e sempre que possível visitaremos a bibliotecas. Faremos também as nossas próprias histórias e encadernações. Ao longo do ano construiremos histórias com a colaboração da família. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Promover a superação de assimetrias sociais EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos | - - Promover o interesse e gosto pela leitura; - - Desenvolver junto das famílias a importância da leitura como forma de comunicação e promoção do sucesso escolar das crianças; - - Apetrechar a biblioteca do Jardim de Infância com livros de qualidade. |