Polinizadores em Ação - Ciência Viva
Designação da atividade | Polinizadores em Ação - Ciência Viva |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Coucinheira |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-12-2023 |
Data de término | 15-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadores de Infância, Assistentes Operacionais, Famílias e Comunidade |
Público-Alvo | Pré-escolar / Comunidade / Enc. Educação / Assistentes Operacionais (AO) |
Breve Descrição | O Projeto Polinizadores em Ação visa promover comportamentos de respeito pela biodiversidade, pela importância dos insetos como soldados de defesa e proteção do nosso mundo A rua é o nosso laboratório: - usámos lupas e fomos ao pinhal ver os insetos polinizadores - alguns vivem na casca do tronco das árvores - fizemos um pic-nic e fomos visitados por borboletas Ao pé da nossa escola temos um bosque que é a casa e o jardim dos insetos polinizadores. Vivem lá muitas abelhas e gostam de flores amarelas para fazerem o seu mel docinho. A rua é o nosso laboratório e é nessas visitas que descobrimos o habitat de cada ser vivo (plantas e animais) e estudamos a sua importância e a forma de os proteger. Iremos construir hotéis de insetos com a ajuda dos pais que distribuiremos pela escola e pela comunidade. Vamos conhecer a vida das abelhas e convidar os apicultores nossos amigos. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Promover a superação de assimetrias sociais EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos | - - Promover atividades que desenvolvam na criança comportamentos de respeito pela biodiversidade e pelo ambiente em geral; - - Proporcionar às crianças atividades de rua e de aprendizagem lúdica num espaço acessível a todos; - - Desenvolver as propostas do projeto Polinizadores em Ação - Ciência Viva |