Projeto da Ciência Viva "Pequenos Jardineiros"
Designação da atividade | Projeto da Ciência Viva "Pequenos Jardineiros" |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Bairro das Almuínhas |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 3-01-2024 |
Data de término | 14-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Ciência Viva e Educadores de Infância |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Pequenos Jardineiros é um projeto que promove a exploração das hortas pedagógicas associadas aos Jardins de Infância de todo o país. Neste projeto, as crianças ficarão a conhecer, de uma forma prática (hands-on), as fases do crescimento das plantas, desde a germinação de uma semente ao crescimento de uma planta adulta, mas também a forma como estas se relacionam com o ambiente à sua volta e com a restante biodiversidade. O projeto irá também potenciar a ligação entre as crianças e os alimentos, desde o momento em que o solo é preparado para receber uma semente até ao momento em que o alimento chega ao prato. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover lideranças partilhadas e participativas EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos |