Projeto da Ciência Viva "Pequenos Jardineiros"

Designação da atividadeProjeto da Ciência Viva "Pequenos Jardineiros"
EscolaJardim de Infância de Bairro das Almuínhas
TipologiaProjeto
Data de início3-01-2024
Data de término14-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
DinamizadoresCiência Viva e Educadores de Infância
Público-AlvoPré-escolar
Breve DescriçãoPequenos Jardineiros é um projeto que promove a exploração das hortas pedagógicas associadas aos Jardins de Infância de todo o país.

Neste projeto, as crianças ficarão a conhecer, de uma forma prática (hands-on), as fases do crescimento das plantas, desde a germinação de uma semente ao crescimento de uma planta adulta, mas também a forma como estas se relacionam com o ambiente à sua volta e com a restante biodiversidade. O projeto irá também potenciar a ligação entre as crianças e os alimentos, desde o momento em que o solo é preparado para receber uma semente até ao momento em que o alimento chega ao prato.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover lideranças partilhadas e participativas
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Partilhar recursos locais da escola e da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos