Projeto Curricular "O nosso Palácio encantado" - Sala 2 - Grupo 76

Designação da atividadeProjeto Curricular "O nosso Palácio encantado" - Sala 2 - Grupo 76
EscolaJardim de Infância de Regueira de Pontes
TipologiaProjeto
Data de início1-10-2023
Data de término3-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
DinamizadoresAlda Rodrigues
Público-AlvoPré-escolar
Breve DescriçãoNuma fase de observação do grupo no início do ano letivo, houve algumas situações que foram determinantes para a base deste projeto, situações essas que considero importante referir:
- Numa fase de organização da sala e após uma história que foi contada “O que vamos construir” de Oliver Jeffers, surgiram várias ideias no grupo: a nossa sala ser um palácio encantado, decorar a biblioteca como um lugar cheio de fadas, o quadro dos aniversários ser um palácio encantado, outras sugestões apareceram e cresceram dando lugar à imaginação e à curiosidade …
- As crianças que já faziam parte do grupo continuavam a ter muito presente o projeto desenvolvido no ano anterior e a falarem sobre as emoções, a proporem atividades sobre as mesmas, mostrando claramente que continuavam a estar interessados nos temas relacionadas com as emoções, os afetos e a criarem laços que tínhamos abordado anteriormente;
Foram evidentes o interesse e a curiosidade das crianças em relação ao projeto, todas as questões que as crianças iam fazendo e o seu envolvimento fez-me refletir e por esta razão decidi que este era o caminho a seguir, aprofundar outros conteúdos utilizando esta história como base. Considero assim que este projeto irá permitir aliar as emoções à construção do “O Nosso Palácio Encantado”, colaborando na realização dos sonhos e desejos que ajudarão a criança a crescer, a construir a sua personalidade e a cultivar a alegria de fazer descobertas.

JUSTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Desta forma este projeto pretende ajudar as crianças a valorizarem os afetos e a criarem laços, aprendendo o valor da amizade, da partilha, da solidariedade e da ajuda. Ao mesmo tempo fomentar a troca de vivências, a partilha de experiências e de saberes ao nível dos vários intervenientes neste Projeto construindo um Palácio Encantado. O Jardim de Infância é, pois, o local privilegiado para se estabelecerem importantes laços/vínculos afetivos e emocionais, que permitirão às crianças sentirem-se envolvidas, explorando com satisfação e curiosidade o que as rodeia, incentivando-as à descoberta, exploração, manipulação, pesquisa, à cooperação, sentimento de partilha… criando assim laços/vínculos para o Futuro.
Ao longo deste projeto pretendo desenvolver o gosto pela descoberta e pelas experiências, dando os primeiros passos nas experiências científicas, utilizando o jogo como instrumento de aprendizagem assim como as expressões artísticas e as histórias, provocando situações de aprendizagem que ajudem a criança a saber estar com os outros e a respeitá-los, a evitar os conflitos e a resolvê-los, a partilhar e a ser solidário, no fundo aprender a Saber Ser e a Saber Estar.

INTERCÂMBIO COM A FAMÍLIA:
Foram planeadas várias atividades que contam com a participação e envolvimento da família:
- A participação em festas/ convívios;
- Projeto “Conta-me uma história” no 3º período;
- Participação dos Pais na Semana da Leitura;
- A nossa horta.
- Participação numa atividade promovida pela Filarmónica das Chãs.
- Atividades com o Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes.
- Atividades com a Câmara Municipal: Ida à Cidade Natal, “Leiria a Ler” e “Escolas Floridas e Divertidas”.
- Atividades promovidas pela Biblioteca e pelo do Agrupamento.
-Visita de estudo à Quinta Pedagógica da Escola em Alvados
- Participação em algumas atividades com o 1ºCeb de Regueira de Pontes e das Chãs.
Pretendo aderir a outros projetos vindos da comunidade educativa com vista a enriquecer a prática educativa.


Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Contribuir para a redução do número de situações de indisciplina e agressividade
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Promover a superação de assimetrias sociais
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Partilhar recursos locais da escola e da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos