Projeto Curricular "O nosso Palácio encantado" - Sala 2 - Grupo 76
Designação da atividade | Projeto Curricular "O nosso Palácio encantado" - Sala 2 - Grupo 76 |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Regueira de Pontes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-10-2023 |
Data de término | 3-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Alda Rodrigues |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Numa fase de observação do grupo no início do ano letivo, houve algumas situações que foram determinantes para a base deste projeto, situações essas que considero importante referir: - Numa fase de organização da sala e após uma história que foi contada “O que vamos construir” de Oliver Jeffers, surgiram várias ideias no grupo: a nossa sala ser um palácio encantado, decorar a biblioteca como um lugar cheio de fadas, o quadro dos aniversários ser um palácio encantado, outras sugestões apareceram e cresceram dando lugar à imaginação e à curiosidade … - As crianças que já faziam parte do grupo continuavam a ter muito presente o projeto desenvolvido no ano anterior e a falarem sobre as emoções, a proporem atividades sobre as mesmas, mostrando claramente que continuavam a estar interessados nos temas relacionadas com as emoções, os afetos e a criarem laços que tínhamos abordado anteriormente; Foram evidentes o interesse e a curiosidade das crianças em relação ao projeto, todas as questões que as crianças iam fazendo e o seu envolvimento fez-me refletir e por esta razão decidi que este era o caminho a seguir, aprofundar outros conteúdos utilizando esta história como base. Considero assim que este projeto irá permitir aliar as emoções à construção do “O Nosso Palácio Encantado”, colaborando na realização dos sonhos e desejos que ajudarão a criança a crescer, a construir a sua personalidade e a cultivar a alegria de fazer descobertas. JUSTIFICAÇÃO DO PROJETO: Desta forma este projeto pretende ajudar as crianças a valorizarem os afetos e a criarem laços, aprendendo o valor da amizade, da partilha, da solidariedade e da ajuda. Ao mesmo tempo fomentar a troca de vivências, a partilha de experiências e de saberes ao nível dos vários intervenientes neste Projeto construindo um Palácio Encantado. O Jardim de Infância é, pois, o local privilegiado para se estabelecerem importantes laços/vínculos afetivos e emocionais, que permitirão às crianças sentirem-se envolvidas, explorando com satisfação e curiosidade o que as rodeia, incentivando-as à descoberta, exploração, manipulação, pesquisa, à cooperação, sentimento de partilha… criando assim laços/vínculos para o Futuro. Ao longo deste projeto pretendo desenvolver o gosto pela descoberta e pelas experiências, dando os primeiros passos nas experiências científicas, utilizando o jogo como instrumento de aprendizagem assim como as expressões artísticas e as histórias, provocando situações de aprendizagem que ajudem a criança a saber estar com os outros e a respeitá-los, a evitar os conflitos e a resolvê-los, a partilhar e a ser solidário, no fundo aprender a Saber Ser e a Saber Estar. INTERCÂMBIO COM A FAMÍLIA: Foram planeadas várias atividades que contam com a participação e envolvimento da família: - A participação em festas/ convívios; - Projeto “Conta-me uma história” no 3º período; - Participação dos Pais na Semana da Leitura; - A nossa horta. - Participação numa atividade promovida pela Filarmónica das Chãs. - Atividades com o Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes. - Atividades com a Câmara Municipal: Ida à Cidade Natal, “Leiria a Ler” e “Escolas Floridas e Divertidas”. - Atividades promovidas pela Biblioteca e pelo do Agrupamento. -Visita de estudo à Quinta Pedagógica da Escola em Alvados - Participação em algumas atividades com o 1ºCeb de Regueira de Pontes e das Chãs. Pretendo aderir a outros projetos vindos da comunidade educativa com vista a enriquecer a prática educativa. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Contribuir para a redução do número de situações de indisciplina e agressividade EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Promover a superação de assimetrias sociais EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Contribuir para o desenvolvimento da comunidade local EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos |
Objetivos |