PCG "Um Jardim Multicultural, onde conhecemos Pessoas e descobrimos o Mundo"

Designação da atividadePCG "Um Jardim Multicultural, onde conhecemos Pessoas e descobrimos o Mundo"
EscolaJardim de Infância de Bairro das Almuínhas
TipologiaProjeto
Data de início16-09-2023
Data de término15-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
DinamizadoresEducadores de Infância
Público-AlvoPré-escolar
Breve DescriçãoOs Projetos Curriculares de Grupo (PCG) são processos em construção e visam o desenvolvimento e aprendizagem dos grupos de crianças do Jardim de Infância de Bairro das Almuinhas.
"O desenvolvimento contextualizado e articulado dos diferentes saberes permitirá à criança conhecer as características da sua e de outras comunidades, os seus costumes, tradições e elementos do património cultural e paisagístico, facilitando o desenvolvimento de atitudes de respeito e compreensão face à diversidade". (OCEPE, Área do Conhecimento do Mundo).
Os Projetos Curriculares de Grupo (PCG) foram pensados e iniciados no ano letivo passado. A ideia de promover a criatividade como veículo privilegiado de aceitação da diversidade cultural e da multiculturalidade, surgiu da vontade das crianças descobrirem novas formas de se expressarem artisticamente. e porque no jardim de infância do Bairro das Almuínhas estão inscritas crianças de diferentes ascendências culturais.
Através da arte a criança exprime o que sente, desenvolve a sua autoestima e descobre o mundo que a envolve. O processo educativo será orientado para o estímulo de valores como a solidariedade, a igualdade e o respeito pela diferença, tendo sempre presente a arte, como pilar cultural. A expressão artística possibilitará a troca de saberes, a transformação positiva de aprendizagens e permitirá que as crianças observem e apreciem o mundo que as rodeia.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar as estratégias de comunicação interna e externa
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a reflexão e o reforço do trabalho colaborativo entre os docentes
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Desenvolver dinâmicas de avaliação das aprendizagens (diversificação de métodos, instrumentos e processos)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Partilhar recursos locais da escola e da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos