PCG "Comunicar com Arte..."
Designação da atividade | PCG "Comunicar com Arte..." |
---|---|
Escola | Jardim de Infância de Marrazes |
Tipologia | Projeto |
Data de início | 1-10-2023 |
Data de término | 14-06-2024 |
Departamentos | Educação Pré-Escolar |
Grupos de Recrutamento/Disciplinas | Educação Pré-Escolar |
Dinamizadores | Educadores de Infància |
Público-Alvo | Pré-escolar |
Breve Descrição | Os Projetos Curriculares de grupo reúnem um conjunto de linhas orientadoras que norteiam o trabalho a desenvolver ao longo do ano letivo. São instrumentos de trabalho em construção e que pretendem promover o desenvolvimento dos grupos que frequentam este Jardim de Infância. A temática destes projetos, “Comunicar com Arte” surge da observação dos grupos, das dificuldades de comunicação detetadas, da existência de crianças não verbais integradas nos grupos, do interesse destas pelas expressões artísticas… Este foi o ponto de partida para este projeto, a procura de formas de expressão, que permitam a todos exporem-se, aprenderem, sentirem…todos num mesmo patamar de igualdade. Vivenciar a Arte nas suas diferentes expressões, para além de proporcionar às crianças vivências que a maioria não tem no seu quotidiano, vai também fazer-lhes perceber que pode haver diferentes interpretações da mesma obra, que nos podemos expressar de diferentes formas, enquanto lhes desenvolve a criatividade, a imaginação, o sentido crítico e lhes abre novas perspetivas. Em anexo está um esquema das principais intenções de trabalho e atividades a desenvolver. |
Articulação com o Projeto Educativo | EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Promover a divulgação da Visão do Agrupamento EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais) Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa) Melhorar a qualidade do sucesso EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Promover a inclusão escolar e social dos alunos EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar) Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros) EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas) Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade) Promover a superação de assimetrias sociais EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros) Partilhar recursos locais da escola e da comunidade |
Objetivos |