PCG "Comunicar com Arte..."

Designação da atividadePCG "Comunicar com Arte..."
EscolaJardim de Infância de Marrazes
TipologiaProjeto
Data de início1-10-2023
Data de término14-06-2024
DepartamentosEducação Pré-Escolar
Grupos de Recrutamento/DisciplinasEducação Pré-Escolar
DinamizadoresEducadores de Infància
Público-AlvoPré-escolar
Breve DescriçãoOs Projetos Curriculares de grupo reúnem um conjunto de linhas orientadoras que norteiam o trabalho a desenvolver ao longo do ano letivo. São instrumentos de trabalho em construção e que pretendem promover o desenvolvimento dos grupos que frequentam este Jardim de Infância.
A temática destes projetos, “Comunicar com Arte” surge da observação dos grupos, das dificuldades de comunicação detetadas, da existência de crianças não verbais integradas nos grupos, do interesse destas pelas expressões artísticas… Este foi o ponto de partida para este projeto, a procura de formas de expressão, que permitam a todos exporem-se, aprenderem, sentirem…todos num mesmo patamar de igualdade.
Vivenciar a Arte nas suas diferentes expressões, para além de proporcionar às crianças vivências que a maioria não tem no seu quotidiano, vai também fazer-lhes perceber que pode haver diferentes interpretações da mesma obra, que nos podemos expressar de diferentes formas, enquanto lhes desenvolve a criatividade, a imaginação, o sentido crítico e lhes abre novas perspetivas.
Em anexo está um esquema das principais intenções de trabalho e atividades a desenvolver.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Promover a divulgação da Visão do Agrupamento
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Facilitar a continuidade e sequencialidade do percurso escolar
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Promover a inclusão escolar e social dos alunos
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Identificar e mobilizar, atempadamente, medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Promover a superação de assimetrias sociais
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Partilhar recursos locais da escola e da comunidade
Objetivos