Projeto (In)PAR

Designação da atividadeProjeto (In)PAR
EscolaEscola do 1º Ciclo de Gândara dos Olivais
TipologiaProjeto
Data de início1-09-2019
Data de término30-06-2020
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1.º ciclo do Ensino Básico
Outras EstruturasBiblioteca
CACE Faz
DinamizadoresPatrícia Martins e Célia Frazão ( Colaboração Biblioteca Escolar- Alexandra Santos)
Público-Alvo1º Ano
Breve DescriçãoProjeto (In) PAR – Participação, Artes, Reflexão.Turma de 1o ano da EB da Gândara dos Olivais
Keywords: Arte, Multiculturalidade, Cidadania, Relação, Articulação com os currículos,
família, comunidade
Recursos humanos envolvidos: Patrícia Martins e equipa CACE Faz, Professora Célia
Frazão, Professora Alexandra Santos, Bibliotecas Escolares.
Projeto que procura potenciar a multiculturalidade com base na promoção as literacias da
leitura e da escrita, da imagem, e das artes em particular visuais e performativas em
articulação com as famílias, comunidade, estabelecendo parcerias com instituições e
equipamentos culturais e com escritores e artistas das áreas conexas com o projeto.
Esta iniciativa terá como objetivo estabelecer uma relação com o projeto Includeed, e
releva para o Plano Cultural do AEM) Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Leitura
e Plano Nacional de Cinema.
Articulação com o Projeto EducativoEIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Criar equipas educativas coerentes e focadas na promoção do sucesso
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Valorizar a diversidade, respeitando a individualidade
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Fomentar a dinamização de projetos de âmbito local, nacional e internacional
EIXO 1: Cultura de Escola e Lideranças Pedagógicas (Medidas organizacionais)
Melhorar o sentimento de pertença e valorização da escola
EIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a diferenciação pedagógica, recorrendo à diversificação de metodologias de ensino e aprendizagem, bem como a utilização de recursos educativos diversificados (TIC, Biblioteca Escolar, entre outros)
EIXO 2: Gestão Curricular (Práticas pedagógicas)
Promover a participação ativa do aluno no processo de ensino, aprendizagem e avaliação
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Reforçar a identidade do Agrupamento através da participação e envolvimento da comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Adotar medidas diversificadas que envolvam as famílias no acompanhamento do percurso escolar dos educandos
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos