Projeto "Os Super Saudáveis"

Designação da atividadeProjeto "Os Super Saudáveis"
EscolaEscola do 1º Ciclo de Quinta do Alçada
TipologiaProjeto
Data de início16-09-2020
Data de término15-06-2021
Departamentos1.º Ciclo do Ensino Básico
Grupos de Recrutamento/Disciplinas1.º ciclo do Ensino Básico
DinamizadoresProfessoras titulares de turma 3.ºano
Público-Alvo3º Ano
Breve DescriçãoNo início do projeto cada aluno/a recebe um kit inicial, composto por uma caderneta (pequeno livro explicativo, com dicas sobre os alimentos) e cinco cartas de alimentos (água, azeite, batata, ovo e cenoura). Nas cinco semanas seguintes, um almoço e um lanche por semana deverão incluir um alimento com um poder super saudável.
Com a ingestão desses alimentos na escola, o professor entrega, ao aluno, as respetivas cartas. No total serão quinze cartas colecionáveis que representam alimentos saudáveis e que foram escolhidos com base nos grupos da roda dos alimentos.

Por detrás desta dinâmica, está um trabalho de equipa bem articulado! A escola (professores, colaboradores não docentes, pais e encarregados de educação), as Equipas de Saúde Escolar e as Autarquias Locais são elementos integrantes do projeto.

Articulação com o Projeto EducativoEIXO 2: Gestão Curricular (Sucesso escolar na avaliação interna/externa)
Melhorar a qualidade do sucesso
EIXO 2: Gestão Curricular (Interrupção precoce do percurso escolar)
Criar ambientes estimulantes e potenciadores de aprendizagens em sala de aula
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento da comunidade)
Projetar uma imagem positiva do Agrupamento na comunidade
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Valorizar o papel social da escola estimulando o clima de confiança e de compromisso entre os parceiros
EIXO 3: Parcerias e Comunidade (Envolvimento dos parceiros)
Promover projetos em parceria, valorizando os que apresentam evidências de impacto na promoção das aprendizagens e do desenvolvimento das competências pessoais e sociais dos alunos
Objetivos- Promover hábitos alimentares mais saudáveis;
- Apostar na diversidade alimentar e contribuir para reduzir o consumo de produtos ultraprocessados;
- - Incentivar pais e encarregados de educação para escolhas alimentares mais adequadas do ponto de vista nutricional.